sábado, 3 de julho de 2010

Aprendendo o significado da desolação

Foto: O Globo




Esta foi a minha primeira Copa. E pelo histórico da nossa seleção, acreditei que éramos os melhores do mundo. Afinal, ninguém é pentacampeão e, vejam só, se ganhássemos, seríamos hexa - palavra que muitos brasileiros aprenderam a escrever por conta da Copa do Mundo.

Testemunhei o Brasil parar nos jogos - até o Cristo ficou verde e amarelo. É indescritível a sensação de fazer parte desta alegria coletiva, só sendo brasileiro mesmo para sentir. E olha, não precisa nem ser fã de futebol, nestas horas, o importante é ser brasileiro.

Por tudo isso, fiquei desolado ao ir percebendo, após o primeiro gol da Holanda, que poderíamos ser derrotados e que a seleção voltaria para casa. A princípio, achei que íamos reverter a situação, mas depois de ver cada jogador perdendo o equilíbrio, percebi que o hexa estava distante. Como o Dunga falou, ele não treinou ninguém para perder, mas acho que deveria ter treinado. Quem sabe, ao estar preparada para não ser a melhor, a equipe estaria forte psicologicamente para reagir?

Só sei que aprendi o que é desolação, ao ver a tristeza no olhar de todos ao final do jogo. Agora, jabulani para frente! A vida segue - com todas as decepções e tristezas - e é bom a gente aprender isto pequenininho, para o tombo não ser tão doído. Até 2014!

3 comentários:

  1. todos nós estamos tristes... mas acho que na copa de 2014 nossa alegria será muito maior porque será no Brasil e porque já vai fazer mais de 10 anos que não somos campeões. Bola pra frente, amigo Teo! A vida continua...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Teo

    Em 2014 vaiser tudo novo! Vamos ter uniforme de torcida novo e torcer juntos!
    lambeijos,
    Frank, Fred, Henri, Vincent, Camille, Mel e Brigitte

    ResponderExcluir
  3. Querido Teo,

    Ficar triste com a derrota é mais que normal, afinal, não só os jogadores, mas todos nós fomos pré-programados para competir e vencer. Isso é condicionado por nossos gens que comandam nossos instintos mais íntimos.

    Mas, levanta a cabeça e bola pra frente. O importante de tudo isso, foi a farra que fizemos com os familiares e amigos em energia sincronizada com a seleção.

    Um grande espremido pra você, lindinho!

    ResponderExcluir

Curtiu?