terça-feira, 2 de junho de 2009

Banho de gato


Saiu no site Terra: a aversão que nós, bichanos, temos da água se deve a nossa trajetória de evolução. Segundo o professor Luciano Mendes Castanho, da Faculdade de Ciências Biológicas da PUC-SP, nós, gatos domésticos, somos descendentes de uma espécie de gatos selvagens que vivem numa região conhecida como Crescente Fértil, entre o leste do Mediterrâneo e o Iraque. Foi nessa região que começou o nosso processo de domesticação, há 10 mil anos, numa época em que começava o desenvolvimento da agricultura e a estocagem de grãos. Esse armazenamento atraía ratos, que, por sua vez, atraíam gatos selvagens que queriam caçá-los. Os humanos acabaram gostando da ideia de ter estes felinos por perto.

Mas, com o passar do tempo, estes nossos ancestrais foram perdendo algumas características e mantendo outras, o que deu origem ao gato doméstico - euzinho! Uma delas é o medo da água, para evitar se molhar e ficar com frio ou se afogar.

Já falei isto para mami, que agora me deixa tomar meu "banho de gato". Ela me escova e me limpa com lencinho de bebê... Do jeito que nós, felinos, temos mania de limpeza, mesmo sem banho, somos muito limpinhos!

***

Ah, vi nos sites de notícias também que aquela mulher do programa de calouros que ficou famosa na internet, a Susan Boyle, não está muito bem da cabeça.. Ela teve um ataque de nervos, achando que seu gato teria sido sequestrado. Na verdade, ele estava são e salvo em casa. O fenômeno é uma prova que esta transformação de pessoas normais em celebridades em segundos não é lá nada saudável. Por isso que eu digo sempre: cuidado com o que vem fácil, pois pode ir igualmente com a mesma facilidade e rapidez, porém deixando dores, viu, humanos?

6 comentários:

  1. eu sou um gatinho diferente... adoro água! :)

    abraço, brother

    ResponderExcluir
  2. Oi, Teo
    Aqui em casa eu também não dou banho molhado nos meninos, só escovo e passo lencinhos, do mesmo jeito que a sua mamis faz com você.
    Mas eles adoram entrar no box molhado, na pia e no tanque para bebes água.
    E o Frank Sinatra ADORA beber água! às vezes me acorda de madrugada para ganhar água fresca.
    Você também gosta de beber água?
    Beijos,
    Stela

    ResponderExcluir
  3. Vamos ajudar a Janaína do blog peludinhos carentes ou ajudem a repassar:(última postagem principalmente)
    http://www.peludinhoscarentes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. o nico adora água. quando ele era filho único, banhava todo mês, a mamãe aqui dava banho. mas chegou o gueguel, a vida ficou corrida... pronto. faz tempo que naõ rola banho!

    ResponderExcluir
  5. Teo, você conhece o seu primo grandão, aquele que mora lá para os lados da Índia? Sim, aquele cuja linhagem preferiu se distanciar da sua família pela vida selvagem, o tigre. Pois é, ele gosta de um banho no rio, sabe. Mas daí é iniciativa dele, e não por vaidade humana, né. Peça pra mami botar num canal da National Geographic ou Discovery, quem sabe vc encontra novos primos seus. Assim, você reaviva os instintos, que nem a minha Pepa. Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. É verdade... Mami me contou agora... Sabe que eu até tomava banho numa boa no começo, mas depois fiquei com medo de água danado. Quem sabe eu não (re)aprenda com os tigres?

    ResponderExcluir

Curtiu?