terça-feira, 18 de novembro de 2008

O amor é o melhor remédio


Não sei se vocês repararam na enquete ao lado, sobre o veterinário dos seus bichanos. Minha mami me levava a uma veterinária que atendia a todos os tipos de animais. Eu vivia resfriadinho, mamãe tinha que ficar fazendo nebulização em mim toda hora, me dando vitaminas... Melhorar que é bom, nada. Eu voltava a ficar espirrando e sujando a casa toda.

Depois da tal mordida, ela decidiu procurar uma veterinária especialista em gatos. E como faz diferença ir a alguém que me conhece de trás para frente. Só de me apalpar ela viu que eu tinha esquecido de ir ao banheiro antes de entrar na casinha e ir passear com a mami!

A primeira pergunta que ela fez para mami: já fez exame de sangue nele para saber se tem Aids felina ou leucemia felina? Tadinha da mami, mãe de primeira viagem de felinos... Lógico que respondeu que não. Ela nem podia imaginar que gatos que constantemente apresentam problemas de saúde são considerados suspeitos para leucemia felina.

O diagnóstico é feito por um teste na hora, tipo exame de gravidez. Ela tirou sangue de mim (eu gritei, afinal, nunca tinha tirado sangue). E em poucos minutos veio o resultado: tenho FeLV (leucemia). Minha mãe ficou arrasada... Afinal, não tem cura. Mas a veterinária fez questão de tranquilizá-la.

O vírus FeLV ataca e enfraquece o sistema imune do gato, mas pode seguir dois caminhos. Um deixa o animal suscetível a uma variedade de doenças infecciosas. No segundo caminho, o felino pode desenvolver câncer. Ou seja, se for cuidado, um felino pode nunca vir a ter um tumor, tendo, portanto, uma vida normal.

A infecção é passada de um gato para outro e eu devo ter me contaminado na vida pré-mami, quando ainda vivia na rua. Por isso, a veterinária recomendou não ter outro gatinho morando comigo. Quem não é infectado, talvez seja interessante tomar a vacina quíntupla, muito eficaz para a leucemia felina. Quem é, há medidas para ter uma vida saudável: ficar o mais tempo possível dentro de casa; tomar interferon (para aumentar imunidade); e o remédio Vudirax (para humanos, que não deixa o vírus se replicar). Este remédio é um pouco caro, mas dura por uns seis meses. Vale a pena!

Neste dia em que descobrimos a doença, eu fiquei um pouco triste, amuado, nem dei bola para a mami, não comi, pois detestei tirar sangue! Mami ficou tão para baixo... Mas depois eu vi que ela estava cuidando de mim com carinho e só queria o meu bem. Fiz as pazes e mami ficou mais animada. Espero que vocês tenham uma mãe como a minha. Com o amor dela, eu vou viver por muito tempo saudável!

***
E falando em amor... Parabéns a Claudinha, pelos seis meses do Beco dos Felinos Tica, Tica, Toco e Teca!

27 comentários:

  1. Teo, vc disse tudo! com uma mãe como a sua, vai dar tudo certo!
    Fica triste não, aproveita a sua mamãe pq ela te ama muito e vai fazer de tudo pra vc ficar com ela!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Teo!
    você é um gatão de sorte, heim? uma mamãe super dedicada e que não descansou até descobrir tudo sobre você! foi por isso que você a mordeu, é? pra ela te levar a outro vet? hehehe
    Pois é... meu gato mais velho, o Jafar, foi ao vet dos meus outros gatinhos, que é clínico geral... mas o levamos depois a uma vet especializada em gatos. Realmente, muito mais detalhista... no caso do Jafar, o que ela recomendou + os remédios homeopáticos estão fazendo um efeito muito bom... talvez a homeopatia possa te ajudar também!
    Bjocas!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Teo!
    Puxa, que susto você e sua mamãe devem ter levado hein! Mas fica tranqüilo que sua mamãe te ama muito e vai cuidar direitinho de você!
    Afaguinhos no cangote!

    ResponderExcluir
  4. todo mundo precisa de carinho e de cuidados! vc tem mta sorte de ter uma mãe cuidadosa! :)

    ResponderExcluir
  5. Eu já ouvi dizer que essa doença realmente pode dar fragilidade, mas um gato pode nem ter efeitos e ter uma vida longa (e, o que mais interessa, feliz!)

    (já agora, Teo: claro que não vou a um veterinário especialista de felinos... :)

    ResponderExcluir
  6. Vc tem razão o AMOR é o melhor remédio para aumentar o sist imunológico nosso e dos animais, e isso vc tem mto né Teo ???
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Puxa, Teo! Coitadinho! Tb fiquei triste! Mas pelo q entendi a leucemia felina não é tão grave qto a humana, né? Mas fiquei curiosa sobre a AIDS dos gatos. Como é? Vc fez o teste? Deu o q?

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carrie! Segundo a veterinária falou para a mami, nem a Aids nem a leucemia são tão graves como as mesmas doenças nos humanos. As duas doenças não têm curas e atacam o sistema imunológico dos bichanos. O animal com Aids pode não ter sintoma nenhum por um bom tempo, depois pode ficar um pouco fraquinho e ter doenças gastrointestinais, de pele e gripe e, depois, outras mais graves. Já a leucemia é um pouco pior, pois pode ter ainda a fase oncológica. Mas tomando remédios, aumentam as possibilidades de se ter uma vida saudável. Eu não tenho Aids, deu negativo no exame! Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  9. Teo, que felicidade ter uma mamis tão dedicada, atenta e carinhosa assim! Toma todos os remedinhos que a mamis te der bem direitinho, ela te ama muito e está cuidadndo com muito carinho de você. O amor que ela sente vai ajudar a te fortalecer. Lambs

    ResponderExcluir
  10. Oi, sou o Mingau, fui diagnosticado esta semana com felv e medicado com interferon 30ui, 1 ml, 1x ao dia por toda a vida e vudirax 1/2 comprimido, 2x ao dia. Estou com medo de dar reações (vomito, falta de apetite)...como vc reagiu?Continua tomando?

    ResponderExcluir
  11. Mingau, tomo interferon e vudirax todos os dias (uma vez por dia) e não tive reação nenhuma. Pelo contrário, fique um gato mais fortão, me dando até mais apetite! Tudo vai dar certo, viu? Fique tranquilo, ainda mais com o amor da mami Vania! Você tem blog? Não consegui acessar...

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Oi Teo, a minha gatinha foi diagnosticada com felv há dois dias e a veterinária receitou vudirax, mas eu não consigo comprar o remédio em lugar nenhum. Você sabe onde comprar?

    ResponderExcluir
  14. Oi, Camila. Você é do Rio? Eu comprei na VitaNet - 21-25630200 ou 21733000. Mas já tem um tempo, pois dura bastante. Se não achar, me fala que eu pergunto à minha veterinária. Saúde para sua gatinha, viu?

    ResponderExcluir
  15. Oi Teo, eu sou do Rio sim. Na VitaNet o vudirax está em falta há algum tempo, mas acabei conseguindo comprar na drogaria Cristal do Cosme Velho. Parece que eles acabaram de fechar um contrato com o fornecedor. A minha gatinha vai bem, reclama bastante para tomar o remédio, mas tem tomado direitinho. A minha veterinária comentou agora que existe um remédio novo para felv, o LTCI, mas parece que ainda está com aprovação temporária nos EUA. Você tem alguma informação sobre isso?

    ResponderExcluir
  16. Camila, eu ainda estou com o Vudirax - como dou apenas 1/4, ele dura bem. Vou voltar na veterinária no começo de dezembro e pergunto para ela. O Teo toma direitinho - e mais uma solução de interferon que eu compro na Veterinária Ypiranga, na Rua Ipiranga, no Flamengo. Saúde para sua gatinha!

    ResponderExcluir
  17. A Dra. Mônica não conhece este não, Camila. Ligamos para a Vita e eles não têm mais nada mesmo não. Vou tentar na Cristal do Cosme Velho. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  18. Oi Teo, fiz um blog para a minha gatinha e vim divulgar: http://oblogdamaroca.blogspot.com/
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Pois é , e eu estou com tres gatinhas com leucemia. Acho que pegaram quando castraram no pet.A mais velha é a que ficou pior , teve que tirar muito liquido do pulmão , não estava conseguindo mais respirar direito.É a maior dificuldade para dar o remédio, ela não aceita de geito nenhum. já tendei diluir ,ela cospe,tenho que colocar lá na guela , e fico com medo de ela me morder.Já foge de mim como diabo da Cruz.

    ResponderExcluir
  20. Moro no Rio e gostaria de saber qual é a sua vet.Tenho 17 srds maravilhosos,mas estou dando lar temporario a um gatinho com felv e estou com dificuldade do medicamento lamivudina.Onde vc está comprando??? Claudia Seabra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Claudia! Eu comprei no mês passado na Venancio de Vila Isabel. (Você tem que ligar para lá e reservar - e eles não entregam, você tem que ir pessoalmente na farmácia). Eu compro Vudirax e lá foi o lugar mais barato que achei (duzentos e tantos reais, não me recordo ao certo). Felicidade para você e seus bichanos!

      Excluir
  21. Valeu pela dica,pois só achei na Cristal do Cosme Velho, e o preço é de matar R$460,00.Estou conversando com alguns advogados para tentar conseguir este medicamento gratuitamente.Quando tiver alguma posição te aviso,ok?
    Desculpe a curiosidade:qual o peso do seu gatinho.Estou perguntando isto pq a vet do Tony recomendou 1 comprimido de lamivudina 2 vezes ao dia e tenho visto que a maioria de vcs toma de 1/4 a 1/2 do comprimido.Na 4a feira vou pegar a receita de um medicamento e vou perguntar tb sobre isso para ela.Diga para sua mamis que eu acho vc muito lindo!!Beijão da tia Claudia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, tia Claudia, alguma novidade sobre conseguir o medicamento de maneira gratuita? beijo

      Excluir
  22. Ola, nao estou conseguindo comprar o vudirax esse mes, nem na Venancio nem na Cristal? Alguem tem alguma dica? Preciso com urgencia. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conseguiu, camila? amanhã vou pegar o endereço de uma farmácia que acho que vai ter.

      Excluir
  23. Olá Teo! Tenho dois filhos, a Mahara e o Zeus. Ambos foram diagnosticados com FELV mês passado. Confesso que quase morri com a notícia, chorei pencas. Eles estão fazendo tratamento com o Interferon (1ml ao dia) + 1/4 comp de nutrilogic. Fui a outra veterinária (já são 4 cuidando dos meus filhos). Ela receitou o vudirax. To tentando achar como esse medicamento atua no organismo dos nossos filhos e não acho. A veterinária disse para dar por 60 dias apenas o vudirax. Você sabe como atua o medicamento?
    E você tem muita sorte Teo de ter uma mamãe forte e que cuida de você! É que nem eu rsrsrs... Lambibeijos para os dois! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatiana, o primeiro impacto é realmente muito ruim. Mami ficou muito triste, mas hoje estou muito bem. Não tomo mais interferon. Vudirax eu tomo 1/4 de comprimido todo dia. Não tive nenhum efeito colateral. E todo ano faço exame de sangue e meus leucócitos estão normais. E a Mahara e o Zeus são sortudos também, viu? Beijos a todos

      Excluir

Curtiu?