segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Doença da arranhadura do gato


Como vocês sabem, eu mordi a mamãe quando ela tentou me dar um banho. Ficou inchado e doeu muito, por isso ela acabou indo ao médico - que lhe receitou anti-inflamatório e antibiótico. Ela ainda teve que tomar soro com analgésico. Agora, está bem melhor (para minha alegria, pois estava ficando com peso na consciência)!

Mas foi assim que descobriu a tal "doença da arranhadura do gato", que é uma infecção que atinge o local da arranhadura ou mordida. Depois de uma pessoa ser arranhada ou mordida por um gato infectado com Bartonella henselae, as bactérias tendem a infectar as paredes dos vasos sanguíneos. O gato não costuma mostrar sinais de doença. Por isso, fique atento! Caso seja mordido por seu bichano, por via das dúvidas, vá ao médico para saber se precisa tomar remédio. Mesmo que não seja esta tal bactéria, a saliva dos gatos contém outras bactérias, que podem infeccionar o local da mordida.

É verdade que os cães são mais propensos a serem mais agressivos do que nós, gatos, mas as mordidas dos felinos podem causar uma infecção com mais facilidade. Como nossos dentes afiados penetram mais fundo sob a pele, 50% das mordidas de gatos infeccionam.

Um comentário:

  1. então, daqui em diante, eu vou moder bem devagarinho... ehehehehe

    ResponderExcluir

Curtiu?