quinta-feira, 12 de abril de 2012

Marjaryásana, a postura do gato

Quarta à noite. Alegria pelo fim de semana estar próximo. Cansaço. Desespero por ainda ter muito o que fazer até a sexta chegar. Ui. Para o mundo que eu quero descer! Mas antes, faça a postura do gato. Que tal acordar nesta quinta, dar uma boa espreguiçada e fazer este movimento?

Segundo o site Yoga.pro.br, a marjaryásana (postura do gato na yoga) são dois movimentos que se intercalam, vejam só:

Imagem 1

Imagem 2

Dicas de execução:
1 - Comece por sentar-se sobre os calcanhares, tronco, pescoço e cabeça alinhados verticalmente (vajrāsana).

2 - Apoie as mãos no chão à frente dos joelhos de forma a manter as coxas perpendiculares ao chão e o tronco paralelo ao chão. As mãos ficam paralelas entre si na largura dos ombros de forma que os braços fiquem perpendiculares ao chão. Deixe os joelhos afastados à largura das ancas bem como os pés, com os dorsos apoiados no chão.

3 - Inspire nesta posição e ao expirar faça uma flexão do tronco, arredondando as costas para cima, projectando o umbigo para cima e a cabeça e o cóccix para baixo (imagem 1). 
4 - Ao inspirar faça o movimento oposto, fazendo uma suave extensão da coluna, baixando um umbigo e elevando a cabeça e o cóccix. Mantenha o rosto olhando em frente, sem tensão no pescoço (imagem 2).

5 - Repita os dois movimentos algumas vezes. Sempre que expira faça o movimento de flexão do tronco e ao inspirar a extensão.

6 - Procure manter os braços activos, esticados, empurrando o chão. Os braços e coxas funcionam como dois pilares firmes enquanto o tronco e a cabeça se movem para cima e para baixo alternadamente.


E leve a flexibilidade da postura para a vida! 

Um comentário:

  1. Eu tb faço esse movimento no Pilates, e sempre me divirto lembrando dos meus gatinhos.
    beijos

    ResponderExcluir

Curtiu?