terça-feira, 2 de novembro de 2010

Animais também têm luto


Vários estudos científicos mostraram que, assim como os humanos, alguns animais - como chimpanzés, cachorros, gatos e elefantes - têm consciência da morte do outro e fazem o seu luto, sozinhos ou em grupo.

Alguns gatos, por exemplo, nos primeiros tempos, percorrerem os locais por onde o parceiro andava, à sua procura, e miando baixinho, como se estivessem chorando. Muitos perdem o apetite e podem até morrer. Alguns cientistas consideram que os gatos têm a mesma percepção da morte que as crianças de tenra idade, ou seja, não têm consciência de que a morte é um estado permanente.

Administrar a perda de um ente querido - seja por morte ou por término de um relacionamento - é realmente uma tarefa árdua, que exige dedicação constante para se retomar o equilíbrio. E o luto faz parte desse processo doloroso de cura, de transformar o sentimento da saudade de dor para a certeza de que algo foi realmente muito bom.

Se quiser saber mais, acesse aqui.

Abaixo, uma propaganda para o Dia de Finados - olha que inusitado! É do Grupo Vila, que atua em segmentos de serviços funerários e cemitérios.

2 comentários:

  1. adorei! muito bom saber! fiquei triste em saber q meus bixanos ficaram trsite com a partida da Formiga... mas faz parte né? abraços!

    ResponderExcluir
  2. Inusitado mesmo!!!! Uma das cadelinhas da minha mãe faleceu ano passado, mas não observamos mudança de comportamentos nos outros 5 cachorros. Eles são todos muito ciumentos, então não sei se sentiram realmente falta dela. Só sei que nós da família sentimos muito, a "Bigo" era muito especial! Bjs!!!!!

    ResponderExcluir

Curtiu?