sábado, 12 de junho de 2010

Que frango!

Para quem não viu o frango do Green, goleiro da Inglaterra, no jogo de hoje contra os EUA.



Putz, coitado... Vergonha mundial. Só pedindo desculpa.

E sobrou para os frangos estarem associados com esta vergonha. Vejam outras expressões com animais no futebol e seu significado. Tem até uma com a gente, felino:

- cama de gato: falta cometida durante a disputa da bola, na qual o jogador simula saltar e, com o corpo, desequilibra o adversário pelas costas
- cavalo paraguaio: clubes (geralmente sem tradição) que disparam na tabela no início da competição, depois não conseguem manter o ritmo e acabam na classificação intermediária.
- drible da vaca (ou do rabo da vaca): quando o jogador toca a bola do lado do adversário e a pega do outro lado. Pelé eternizou esta jogada na copa de 1970, no jogo contra o Uruguai, quando deu um baile no goleiro Mazurkiewicz. Ao chutar para o gol, porém, a bola caprichosamente raspou a trave e não entrou. Talvez a origem do nome esteja na expressão "a vaca foi para o brejo".
- gol de peixinho: quando a bola vem baixa e o jogador atira-se para acertá-la com a cabeça.
- onde a coruja dorme (ou faz ninho): ângulo de cima da trave
- peixinho (ou peixe): jogador protegido pelo técnico ou pelo diretor
- peru: o mesmo que frango
- zebra (dar): resultado inesperado, quando o time surpreendentemente mais fraco vence a partida. Expressão criada na década de 40, pelo técnico carioca Gentil Cardoso, em alusão ao jogo do bicho, onde zebra não existe.

Fonte: http://www.jangadabrasil.com.br/revista/junho91/al91006a.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu?