domingo, 21 de junho de 2009

Nos braços de Morfeu


Na mitologia grega, Morfeu era um dos filhos de Hipnos, o deus do sono, que revestia de sonhos a imaginação dos homens adormecidos. A expressão "dormir nos braços de Morfeu" foi consagrada quando o farmacêutico alemão F.W.Setürmer isolou, em 1803, o alcalóide ativo do ópio, e chamou-o morphium, numa alusão a Morfeu. Este nome foi em seguida mudado para morfina.

Sonhar não é exclusividade dos humanos. Nós, felinos, também sonhamos. Há, inclusive, evidências científicas disso. Já notaram que quando dormimos muitas vezes mexemos as patinhas bruscamente, fazemos barulhos, movimentamos as orelhas e os bigodes? Estamos sonhando! Por isso, não nos acordem, mesmo achando que já dormimos demais.

Gatos dormem dois terços do dia, duas vezes mais que os outros animais. O nosso sono e sonho estão ligados ao ambiente que vivemos. Dormindo ou acordado, estamos constantemente recebendo informações. Mesmo na hora do sono mais profundo, nosso cérebro está ativo, como se estivéssemos acordados, para estarmos sempre alertas a qualquer sinal de perigo.

Para dizer a verdade, gosto de dormir mesmo nos braços da mami, onde eu me sinto realmente protegido!

7 comentários:

  1. Oi Teo: Tem um selinho para ti lá no blog. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Já tinha reparado que vocês são uns dorminhocos...

    ResponderExcluir
  3. Está com um ar tão descansado!!!

    ResponderExcluir
  4. Ai adorei isso!
    Dormir um soninho gostoso e no irverno então.... não tem preço!
    Amei teu Blog e te convido à visitar o Blog da Agnes, nossa gatinha da sorte - http://agnesgatadasorte.blogspot.com/

    Beijos!!
    Cibele, Laura e Agnes!

    ResponderExcluir
  5. Owww que soninho lindo :)
    adoro quando os gatinhos sonham... remexem os bigodes, dão estalinhos com os dentes, hihihi...
    Muito bom passar por aqui!
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  6. Ah Teo, taí porque eu passo sempre aquí. Vc sempre tem algo a me ensinar. Sabe, nós humanos pensamos ainda com a nossa lógica...não repare. A minha Pepa tbém tem uns sustos enqto dorme, mas daquí pra frente não vou acordá-la. Vai saber se ela está sonhando com um passeio no campo, em meio a insetos, flores e cheirinhos mil! Beijinhos.

    ResponderExcluir

Curtiu?