segunda-feira, 23 de março de 2009

Gato mia?


Minha mami me contou que as crianças têm uma brincadeira chamada "Gato mia". Funciona assim: uma pessoa fica com os olhos vendados em um sala (ou então em um lugar escuro) e tenta encostar nos amiguinhos. Se ele encostar, diz "Gato mia" e então o amigo tem que miar. Se ele acertar quem é, é a vez do outro ficar vendado.

Eu não mio. Até que tento, mas não mio. Abro a boca, mas não sai som - sai um barulho quase inaudível. Pode parecer meio estranho - mais estranho seria se eu latisse, como diz meu vô nas piadinhas dele. Mas a verdade é que eu acho que não mio para não incomodar os outros - em especial, minha mami. Eu sempre acho que há outras formas de se comunicar, além do miar. 

Eu encosto a patinha na mami para fazer carinho, eu mostro o barrigão, eu amasso pãozinho, eu ronrono, esfrego o corpinho nela, pego bolinha, faço um barulhinho assim "hum"... Enfim, sempre formas não barulhentas de me expressar. Às vezes, acho que me dou bem - fico achando que ela me conhece tanto que já sabe o que eu quero. E, muitas vezes, dá certo. Só uma vez, fiquei preso dentro do sofá e, por não miar, ela custou a me achar. 

Minha mami até achou que eu tinha problemas nas cordas vocais. Mas foi só a veterinária me enfiar uma injeção que eu miei alto para caramba! Acho que é timidez. Ou então medo de incomodar. Sabe como é, já fui gato de rua e nem todo mundo gosta de ouvir miados. Mas pode ser também uma falta de percepção de quão importante é expressar o que a gente sente ou quer de maneira verbal, que, por mais que eu não goste tanto, ainda é a forma mais clara e direta de se comunicar. 

6 comentários:

  1. nossa, eu adorava brincar de gato mia!!! :)

    programei um post em sua homenagem daqui a alguns dias, viu?

    beijo!

    ResponderExcluir
  2. eu não gostava dessa brincadeira, eu tinha medo! eu tenho medo do escuro e de ficar fechada nas coisas, af!

    o importante, Teo, é que a sua mãe entende você e o ama, e que você também a entenda e a ame. a comunicação silenciosa é uma forma sensacional de expressar o amor! mostra o quanto vocês se dão bem, se amam. quando um olha no outro e sabe o que o outro quer, aí sim, estão se comunicando, porque não precisa mais do que um olhar prá fazer o outro feliz! §:^D

    tudo de bom prá ti e prá mami, Teo! ótima segunda-feira!

    ResponderExcluir
  3. ÓTIMA SEMANA PRA VOCÊ!!!!!
    BEIJOS.
    TAMARA - CAFÉ COM GATO.

    ResponderExcluir
  4. Comunicas bem sem miar, não é, Teo?
    (eu também não mio! ;)

    ResponderExcluir
  5. Teo:
    O Zé aqui em casa mia muito baixo, geralmente ele choramia... um barulinho estranho como se fosse uma pomba... rs já viu isso?
    O mais engraçado é quando ele vai ao veterinário mia MUITO alto MIAUUUUUUUUU
    Vc tem sorte de ter uma Mamis que te entende!!
    Gostaria que passasse lá no Blog para me ajudar numa questão... rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. o meu Mani-rón aqui em casa chega bem perto do ouvido da gente e MEOWWWWWWW, uahuahuahua.
    Já Kali-kitty só mia pra correr atrás de bichinhos voadores!
    eles são tão matavilhosos né?
    beijoca

    ResponderExcluir

Curtiu?