"Sim, são três letrinhas
Todas bonitinhas
Fáceis de dizer
Ditas por você
Nesse seu sim, assim
Outras três também
Representam não
Que não fica bem no seu coração"
Moraes Moreira/Galvão
Sim e não.
Duas palavras com três letrinhas apenas, mas que fazem diferença quando se aprende a dizê-las na hora certa, para a pessoa certa e no momento certo. Não sei porque os humanos gostam de complicar tanto o que é simples - dizer não quando se quer dizer sim, ou dizer sim quando se quer dizer não.
Imagine se nós, felinos, fôssemos complicados assim? Afinal, o som não é nosso meio de comunicação preferido. Temos um complexo sistema de linguagem não-verbal, com expressão corporal, cheiro, toque. E ainda o misterioso ronronar...
Quando ronronamos, significa que estamos felizes e seguros. Este "motorzinho" é o nosso sim sem disfarce, é a entrega total.
Talvez seja porque associamos o barulhinho à segurança e tranqüilidade; as gatas ronronam ao darem à luz. Quando nascemos, nossa audição é muito pobre, e esta vibração produzida ao ronronar é mais importante que o próprio som.
Alguns cientistas chegaram a descobrir, inclusive, que o nosso ronronar não só ajuda a reduzir o stress e fortalecer o sistema imunitário dos humanos, como também alivia a dor, sobretudo as dores de barriga e de cabeça.
Em caso de dor de barriga, por exemplo, eles recomendam colocar um bichano no colo e fazê-lo ronronar. Quem sabe, no futuro, os médicos não começarão a receitar "acariciar um gato" como terapia?
Aiii... que delícia... fruuuuuu
ResponderExcluiradorei saber sobre o poder do ronronar... realmente, o conforto que ele transmite é delicioso!
quando vem junto de um "pão amassadinho" então... hehehe
Gato é tudo de bom.
hahahaha acariciar um gato ja é minha terapia... texto lindo!
ResponderExcluiradorei o gif do gatinho preto ali no menu... hehehe ele até mia! adorei!
muitos rrrrrrrrrrrrrrrrr pra vc!
beijao!
o poder do ronronar... a dominação felina se aproximaaa!!!
ResponderExcluir