domingo, 21 de setembro de 2008

Sim e não


"Sim, são três letrinhas
Todas bonitinhas
Fáceis de dizer
Ditas por você
Nesse seu sim, assim
Outras três também
Representam não
Que não fica bem no seu coração"
Moraes Moreira/Galvão

Sim e não.

Duas palavras com três letrinhas apenas, mas que fazem diferença quando se aprende a dizê-las na hora certa, para a pessoa certa e no momento certo. Não sei porque os humanos gostam de complicar tanto o que é simples - dizer não quando se quer dizer sim, ou dizer sim quando se quer dizer não.

Imagine se nós, felinos, fôssemos complicados assim? Afinal, o som não é nosso meio de comunicação preferido. Temos um complexo sistema de linguagem não-verbal, com expressão corporal, cheiro, toque. E ainda o misterioso ronronar...

Quando ronronamos, significa que estamos felizes e seguros. Este "motorzinho" é o nosso sim sem disfarce, é a entrega total.

Talvez seja porque associamos o barulhinho à segurança e tranqüilidade; as gatas ronronam ao darem à luz. Quando nascemos, nossa audição é muito pobre, e esta vibração produzida ao ronronar é mais importante que o próprio som.

Alguns cientistas chegaram a descobrir, inclusive, que o nosso ronronar não só ajuda a reduzir o stress e fortalecer o sistema imunitário dos humanos, como também alivia a dor, sobretudo as dores de barriga e de cabeça.

Em caso de dor de barriga, por exemplo, eles recomendam colocar um bichano no colo e fazê-lo ronronar. Quem sabe, no futuro, os médicos não começarão a receitar "acariciar um gato" como terapia?

3 comentários:

  1. Aiii... que delícia... fruuuuuu
    adorei saber sobre o poder do ronronar... realmente, o conforto que ele transmite é delicioso!
    quando vem junto de um "pão amassadinho" então... hehehe
    Gato é tudo de bom.

    ResponderExcluir
  2. hahahaha acariciar um gato ja é minha terapia... texto lindo!
    adorei o gif do gatinho preto ali no menu... hehehe ele até mia! adorei!
    muitos rrrrrrrrrrrrrrrrr pra vc!
    beijao!

    ResponderExcluir
  3. o poder do ronronar... a dominação felina se aproximaaa!!!

    ResponderExcluir

Curtiu?