segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Quanto mais leve, melhor


Está na Superinteressante: um estudo revelou que em 90% das quedas de gatos de prédios entre dois e 32 andares, os animais sobreviveram. As explicações para a notícia surpreendente são diversas, a começar pelo fator peso.

Os bichanos sobreviventes eram mais leves, o que contribuiu substancialmente para a força do impacto da queda ser menor. Outro fator apontado para a sorte dos felinos foi o passado selvagem dos animais. Segundo acreditam os cientistas, os bichanos evoluíram “pulando de árvore em árvore” e acabaram incorporando técnicas especiais para seus saltos.

Ao cair, os animais usam estratégia semelhante a dos paraquedistas: primeiro contraem todos os músculos, depois esticam os membros horizontalmente, relaxando-os, como se fossem planadores. Esse movimento distribui a força do impacto por todo o corpo, além de ajudar a reduzir a velocidade da queda. Parece que a técnica foi fundamental para a sobrevivência de um dos bichanos estudados pelo grupo de cientistas. Após cair de 32 andares, o animal sofreu nada além de um dente quebrado.

Somos realmente duros na queda! Fortes o bastante para enfrentar obstáculos. Mas nem por isso a gente pode dar mole. É sempre bom ter cuidado (e tela) nas janelas. Ficar de olho na balança também. Nós, magrinhos, levamos vantagem, viu?

4 comentários:

  1. o meu Zé ano passado roeu a tela de proteção e pulou do segundo andar, na época ele pesava 6 kg e nada sofreu (Graças a Deus!!!!)
    A sorte dele e nossa... rs foi que a minha vizinha o viu e cuidou até chegarmos

    ResponderExcluir
  2. aqui, só a gatolina escaparia! rsrsrs o resto tá tudo gordinho, rsrs...

    ResponderExcluir
  3. É Téo, ainda bem que aqui eu tenho tela nas janelas e o meu apartamento é no térreo!
    Seu amigo Fred Astaire é elegante como você, o Henri e a Camille também, mas o Vincent e o Frank Sinatra estão com excesso de gostosura!
    Beijos,
    Stela e Petetecos

    ResponderExcluir
  4. é isso aí, Teo. Falou e disse! Viva as telas de proteção! miaaauuu...

    ResponderExcluir

Curtiu?