quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Adeus a Socks

Socks, o gato do presidente americano Bill Clinton (na foto acima), sofreu eutanásia no dia 20 de janeiro. O bichano, que nasceu em 1989, foi sacrificado em uma clínica veterinária de Hollywood, em Maryland, segundo a CNN. Ele sofria de câncer na boca e na mandíbula. Desde que Clinton deixou a presidência, em 2001, Socks vinha vivendo com Betty Currie, ex-secretária do presidente. Que descanse em paz! 

***

Vocês sabiam que cães e gatos também doam sangue? Pois é, saiu esta notícia no G1. Cães e gatos vítimas de atropelamento, intoxicação e câncer têm na transfusão de sangue uma esperança para sobreviver em São Paulo. O problema é que esse tipo de doação ainda não se tornou uma prática entre os donos dos animais, o que significa nem sempre ter sangue disponível quando um bicho precisa. A dificuldade também é maior porque os cães têm 13 tipos diferentes de sangue, sendo seis os tipos com mais demanda. Isso significa que, quanto maior a variação, maior é a dificuldade de encontrar um doador compatível. O mesmo, no entanto, não acontece com os gatos porque eles têm apenas três tipos.

Para os cães que quiserem ser doadores, a primeira exigência é ter um temperamento dócil, ter entre 1 e 8 anos, estar com 27 kg ou mais, ser vacinado e vermifugado, estar sadio e não estar prenhe. Os critérios para ser doador são praticamente os mesmos para os gatos, só o peso que muda: o animal deve ter no mínimo 4,5 kg. Os felinos, no entanto, precisam ser sedados, pois dificilmente ficam parados por conta própria. Os veterinários garantem que não dói e a quantidade retirada não faz falta. Eu tenho medo!!!! Como tenho menos de 4 kg e leucemia felina, acho que não poderia também.

2 comentários:

  1. Oi! É a primeira vez que passo por aqui =]

    Eu tenho uma gata, a Bruna, que já doou sangue. A veterinária que cuida dos meus gatos estava com uma emergência, algum gatinho acidentado, e pediu algum gato meu "emprestado". Como a Bruna é a maiorzona, pesando entre 7kg e 8kg, foi a eleita. Deu um pouco de pena vê-la voltando para casa meio grogue por causa da anestesia, mas fiquei muito contente em saber que minha bebezinha ajudou outro bebezinho =] Ela já doou duas vezes, mas hoje não doa mais porque tem quase 10 aninhos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marianne, obrigado pela visita. Muito legal saber que a Bruna já ajudou um bebezinho... Parabéns pela iniciativa. Miau.

    ResponderExcluir

Curtiu?